terça-feira, 17 de junho de 2008

Projeto

APRESENTAÇÃO

Nos anos de 2005, 2006 e 2007 o Aniversário da Ilha do Governador foi comemorado com o evento denominado Fórum Maracajá. Logo após a realização do I Fórum Maracajá, em 2005, comemorando os 438 anos da Ilha do Governador, os resultados foram logo obtidos. No início do ano de 2006, foi criada a “Semana da Ilha do Governador”. A Lei nº 4.259 de 09/01/2006, autorizou o Poder Executivo do Município do Rio de Janeiro a instituir a “Semana da Ilha do Governador”, e esta passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Cidade, sendo comemorada no mês de setembro de cada ano, na semana que engloba o dia 5. De acordo com o Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, depreende-se que o Aniversário da Ilha do Governador é uma manifestação cultural.

Agora com parceria com a Lona Cultural Municipal “Renato Russo”, e a Associação Cultural Reformando, com a mesma filosofia do Fórum Maracajá, no período de 1º a 14 de setembro de 2008. Reunindo, incentivando e realizando diversas atividades, cívicas, culturais e sociais com a finalidade de comemorar os 441 anos da Ilha do Governador. Além de comemorar o aniversário da Ilha do Governador, o evento tem por objetivo resgatar, preservar, conservar, restaurar, classificar e arquivar o seu acervo documental. Contribuindo para a preservação da memória e a construção da sua história, cuidando e disponibilizando esse acervo.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

Discutir o desenvolvimento, as dificuldades e as possíveis soluções para problemas locais com o fim de desenvolver, de forma organizada, as situações econômicas sociais e educacionais do bairro.

Objetivos Específicos:

Reavivar a história da Ilha do Governador, informando sua população sobre os acontecimentos que deram origem ao bairro e todo seu percurso dentro da cidade do Rio de janeiro, conscientizando-os sobre todas as questões que envolvem a comunidade.

Realizar e incentivar debates entre a população e as entidades governamentais e não governamentais que atuam na região. Desenvolvimentos econômicos, educacionais e culturais. Atividades de cidadania, esportes e lazer.

Propiciar um canal de comunicação da população com a questão histórica e cultural local.

JUSTIFICATIVA:

Em 5 de setembro de 1567, mais da metade do território da Ilha do Gato foi doada em sesmaria, por Mem de Sá, a seu sobrinho Salvador Correia de Sá, que foi nomeado governador da Capitania do Rio de Janeiro. Foi quando surgiu o nome Ilha do Governador. De posse da Ilha, Salvador Corrêa de Sá começou a colonizá-la: instalou engenhos e comercializou o açúcar, integrando a Ilha definitivamente ao Rio de Janeiro e à Europa, trazendo o progresso para a região. Daí o nome Ilha do Governador.Por ser uma data significativa, o dia 5 de setembro foi instituído em 1991, como o dia da Ilha. Projeto de Lei nº 1.514/91 de 29/08/1991.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:

- Formação de parcerias entre as entidades interessadas: Associações, clubes, empresas e poder público;

- Criação de logomarca à comemoração dos 441 anos da Ilha do Governador

- Identificação dos dispositivos utilizáveis para captação dos recursos;

- Captação de recursos e apoios;

- Realização de reuniões periódicas entre os parceiros para definição de premiações e ações sociais;- Recolhimento das sugestões e fechamento das pautas para palestras;

- Organização de cronograma definitivo;

- Pré-produção do fórum (montagem, detalhes, equipes, etc.)

- Envolver e mobilizar os alunos locais para a participação no evento, desenvolvendo parcerias com o corpo docente, as entidades comunitárias, assim como setores empresariais e governamentais;

- Divulgar o evento para a sociedade civil e a população da Cidade do rio de Janeiro;Avaliação dos resultados.

PARCERIAS:

O projeto conta com as parcerias:

- Lona Cultural Municipal “Renato Russo”

.- Associação Cultural Reformando

- Projeto Poesilha Acontece

- ONG Mãos Solidárias

- AMAFRE – Associação de Moradores da Freguesia